sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Super Heróis com Poderes Supremos...

Surfista Prateado

A história de sua origem remonta a Galactus, o devorador de mundos, um dos maiores vilões do Quarteto Fantástico. Na primeira série da revista própria com o herói (18 edições) foi contada a saga do Surfista, que antes de encontrar Galactus era conhecido como Norrin Radd, um nobre que vivia no planeta Zenn-La, Sistema Deneb, Via Láctea. Quando o devorador de mundos chegou a seu planeta, em uma atitude desesperada para salvar sua amada Shalla Bal, Norrin se ofereceu para servir eternamente a Galactus. A barganha funcionou, e então o vilão concedeu-lhe uma pequena fração de seus poderes e poupou Zenn-La e todos os seus habitantes e o Surfista Prateado ficou a vagar pelo Universo para satisfazer a vontade de Galactus em devorar planetas. Rebatizado agora de Surfista Prateado, com sua memória anterior ao evento apagada, ele serviu durante eras como arauto de Galactus, surfando pelo cosmos em sua prancha de prata, encontrando para o gigante mundos desabitados para serem devorados. Assim foi sua vida até encontrar um planeta que a princípio pareceu uma boa refeição, mas se mostrou depois algo bem diferente: a Terra. Na Terra, ele conheceu o Quarteto Fantástico e, comovido pela nobreza dos seres humanos que insistiram em continuar numa luta que o Surfista considerava perdida, conseguiu se libertar das amarras de Galactus, e expulsá-lo do planeta, ao lado do Quarteto. Como punição por sua traição, o devorador de mundos aprisionou o Surfista Prateado na Terra.]Nesse ponto alguns citam a história bíblica de Lúcifer, o anjo caído, como a inspiração de Lee. Posteriormente, o Sr. Fantástico conseguiu fazer com que o Surfista ficasse livre de sua prisão na Terra. Desde então, ele vaga pelo espaço, numa mistura de aventureiro e filósofo cósmico. Tremendamente honrado, o Surfista não hesita em lutar contra as injustiças das quais toma conhecimento, já tendo ajudado os heróis da Terra em muitas ocasiões, desde a sua libertação.

Poderes e Habilidades

O Surfista Prateado controla "o poder cósmico"[4], absorvendo e manipulando as energias cósmicas ambientais do universo. Pode aumentar sua força a níveis incalculáveis, e é quase indestrutível. Pode viajar pelo espaço, o hiper-espaço e através de barreiras dimensionais, podendo voar em velocidades praticamente ilimitadas em sua prancha, incorporando o hiper-espaço quando excede a velocidade da luz. Ele até já provou ser capaz de viajar no tempo em uma ocasião. O Surfista não precisa comer, beber, respirar nem dormir, sendo sustentado inteiramente convertendo a matéria em energia. É imune aos extremos da temperatura e à maioria das radiações. Pode sobreviver em ambientes do vácuo tais como o espaço sideral e o hiper-espaço. Pode canalizar, analisar e manipular a matéria, energia e reestruturar ou animar a matéria conforme sua vontade, até transmutar elementos. Pode curar seres vivos (embora não possa ressuscitar os mortos), e provou ser capaz de revitalizar ou de evoluir a vida orgânica em escala planetária. Pode alterar seu próprio tamanho ou de outra matéria, criar ilusões, disparar rajadas de energia, formar e manipular construtos de energia, manipular a gravidade, absorver e descarregar a maioria das formas da energia, atravessar matéria sólida. Seus sentidos permitem-no detectar objetos e energias a anos-luz de distância, e de perceber a matéria e a energia a nível subatômico; pode até mesmo ver através do tempo e, concentrado, pode conseguir percepção limitada de eventos passados e futuros em sua vizinhança geral. O Surfista demonstrou certa habilidade telepática limitada numa ocasião e provou ser capaz de influenciar a emoção e a sensação dos humanos, e ter o poder de controlar os cinco elementos naturais (ar, terra, fogo e água também a eletricidade.

Sentinela

Robert era um garoto franzino, vítima de "bullying", que foi direcionado para ser ajudante de um cientista. Um dia, descobriu que seu instrutor estava fazendo testes com um super-soro, o mesmo que havia dado poderes ao Capitão América. Só que a fórmula deste elixir era mais poderosa, pois alteraria seu organismo em nível molecular. Ele, na esperança de ficar mais forte, tomou-a e sentiu se transformar. Foi aí que percebeu que havia ganhado poderes equivalentes a "mil sóis explodindo". Seu primeiro ato antes de fazer um uniforme para si e estrear como o Sentinela foi dar uma surra no valentão que o atormentava no colégio. Porém, seus traumas fizeram originar-se o seu maior inimigo: Vácuo, o seu lado sombrio, que, originariamente, alimentava-se dos medos profundos de seus inimigos. Numa aparição, o Vácuo disse que quem era Robert Reynolds era ele, e não o Sentinela (identidade heróica assumida por Robert): disse que Bob sempre quis ser um "garoto mau", pois gostava disso, e que o Sentinela não passava do lado bom que se materializou.

Outra versão da origem do Sentinela mostra que ele era um homem casado e alcoólatra, que teria conseguido os poderes da mesma forma contada na versão acima. Há, ainda, a versão contada por sua esposa, Lindy (durante a saga Reinado Sombrio), na qual Robert, um adolescente viciado em drogas, invadiu, com um comparsa, o laboratório de um cientista universitário conhecido como "o Professor", à procura de drogas e do que mais pudessem roubar. Encontrando o super-soro, Robert ingeriu-o e tornou-se um super-humano; seu parceiro, ao ingerir a substância, morreu envenenado. Inicialmente, Robert procurou o Professor para alimentar o vício no super-soro; com o passar do tempo, porém, contou com a ajuda de heróis da Marvel para superar a situação, assumindo uma identidade heróica para expiar os seus erros do passado, tornando-se, então, o Sentinela. Todavia, a situação se complicou com a aparição do Vácuo, ser superpoderoso que rivalizava com sua identidade heróica. Como se isso tudo não fosse o bastante, Robert Reynolds, sofrendo de esquizofrenia dissociativa, passou a acreditar que o Vácuo era uma outra pessoa (na verdade, o Vácuo é o lado negro do Sentinela, e ambos são parte da personalidade de Robert).

Poderes e Habilidades

O Sentinela é considerado um dos heróis mais poderosos da Marvel, tendo um nível de poderes no patamar do Surfista Prateado e da Fênix. Possui nível de superforça classe 100, é invulnerável, voa, possui supervelocidade e sentidos super-aguçados. Também tem a capacidade de projetar campos de força e controle sobre a luz. Para manter todos os seus poderes e sua sanidade sob controle, usa vastas capacidades mentais.

Jean Grey- Fênix

Jean Grey, a jovem filha do professor de história John Grey e sua esposa Elaine, então com 10 anos de idade, estava brincando com sua melhor amiga, Annie Richardson quando esta foi atingida por um automóvel. O trauma da situação despertou os poderes telepáticos latentes de Jean, fazendo com que ela acompanhasse todo desespero e terror da amiga moribunda, sentindo sua morte na própria mente. Este trauma fez com que deprimida, ela se isolasse de tudo e de todos.

Quando chegou aos 11 anos, seus pais a levaram para ser tratada pelo Professor Charles Xavier, indicado aos seus pais por um psiquiatra amigo do mutante. Consciente da situação de Jean, Xavier explicou a ela, mas não aos seus pais, sobre sua condição mutante. Para evitar que Jean enlouquecesse, Charles criou uma série de barreiras psíquicas a fim de evitar que ela usasse seus poderes telepáticos até estar madura o suficiente para controlá-los. Ao mesmo tempo, ele ensinou a garota a usar suas habilidades telecinéticas e, quando concluiu que ela havia dominado razoavelmente esse dom, sugeriu a seus pais que a matriculassem no Instituto Xavier para Superdotados. Finalmente, usando seus poderes telecinéticos, Jean foi a quinta aluna e a primeira mulher a integrar a escola, participando da primeira formação da equipe de aprendizes mutantes de Xavier, os X-Men. Jean adotou o nome de Garota Marvel, participando com os X-Men de sua primeira missão oficial (enfrentar o mutanteMagneto) logo na sua primeira semana na escola.

Sendo assediada de imediato pelos quatros jovens mutantes discípulos de Xavier, Jean logo se interessou pelo tímido colega de equipe Scott Summers (o Ciclope. Porém, ela era constantemente assediada pelo milionário Warren Worthington III, o Anjo). Depois de um tempo de um tremendo "chove e não molha", Jean e Scott acabaram admitindo seus sentimentos um para o outro. Nesse meio tempo, Charles precisou se ausentar da Terra e liberou Jean das barreiras psíquicas que a impediam de usar seus poderes telepáticos. Agora, a tarefa de coordenar os X-men telepaticamente cabia a ela.

Depois que a segunda geração de X-Men foi formada, Jean deixou o grupo por um tempo. No entanto ela e os membros originais foram seqüestrados por sentinelas e levados a uma estação espacial. Após Jean e os X-Men derrotarem o cientista Steven Lang e os robôs Sentinelas em sua estação espacial, os heróis escaparam utilizando uma nave espacial e passando por uma tempestade de radiação solar letal. A proteção da nave era precária, de modo que a cabine de pilotagem não era suficientemente protegida contra a radiação. Devido ao teor de seus poderes, Jean se voluntariou para guiar a nave, usando sua telecinésia para bloquear a radiação. Porém, seus poderes não foram suficientes e, quando estava morrendo pelo envenenamento da radiação, Jean foi salva pela entidade cósmica conhecida como Força Fênix. A Fênix levou a nave relativamente salva até a baía Jamaica, em Nova Iorque.

Ao chegarem a Terra, Jean estava mudada. A princípio, acreditava-se que a radiação fizera com que Jean entrasse em contato com a Força Fênix, uma das forças primordiais do universo, que havia se apossado de seu corpo. Adotando o nome de Fênix, Jean se tornou quase uma semideusa. Sem treinamento adequado para lidar com tanto poder, Jean passou a lutar contra a Fênix constantemente, obtendo certo sucesso... Até que caiu vítima dos ardis do Mestre Mental, um mutante dotado de poderes ilusógenos. O mestre tinha o intuito de corromper a alma de Jean, transformando-a em Rainha Negra do Círculo Interno do Clube do Inferno, uma instituição fechada, cujos sócios eram as pessoas – mutantes ou não – mais ricas do mundo. Com seu lado negro e faminto, a agora Fênix Negra tomou conta do corpo de Jean que, mesmo se livrando do controle do mestre, cometeu atos inimagináveis, como a destruição do sistema solar de D'bari, que culminou na morte de cinco bilhões de seres. Graças à intervenção do Professor Xavier, Jean recuperou o controle de suas emoções, mas fora declarada uma ameaça espacial pelo Império Shiar. Em uma batalha para decidir seu destino, os X-Men foram levados a lutar com a Guarda Imperial Shiar. Sumariamente derrotados, Jean acabou cometendo suicídio quando percebeu que seu lado negro estava se levantando novamente (eventos mostrados na Saga Fênix Negra, um marco dos quadrinhos).

Jean havia morrido. Ou assim se pensava. Meses depois do suicídio de Jean na lua, um casulo foi encontrado no fundo da Baía Jamaica. Dentro dele estava o corpo de... Jean Grey! Testes genéticos e psíquicos atestaram que aquela era, sem sombra de dúvidas, a verdadeira Jean Grey. Então se soube que, ao atender os chamados de ajuda de Jean na nave espacial, a Força Fênix apareceu em frente a ela, oferecendo-se para atender um desejo seu. Jean pediu que os X-Men fossem salvos e, enquanto seu corpo era depositado num casulo em estado comatoso, a Fênix moldou seu corpo e mente para emular a personalidade de Grey e absorveu uma porção de sua consciência. A Fênix copiou até mesmo as memórias de Jean e sua afeição por seus amigos e, é claro, o amor por Scott Summers. Assim, enquanto o corpo de Jean se recuperava dos graves ferimentos acarretados pela radiação solar, a Fênix tomou seu lugar e colocou o corpo de Jean em animação suspensa no casulo no fundo da baía Jamaica.

Por meses a Fênix acreditou que ela mesma fosse a verdadeira Jean até ficar insana e tornar-se Fênix Negra. No fim, a porção da consciência de Jean dentro da Fênix veio à tona, fazendo-a cometer suicídio. Logo Jean foi resgatada de seu estado e "renasceu das cinzas". Com seus poderes telepáticos perdidos, mas os telecinéticos mais fortes do que nunca, Jean se reuniu aos X-Men originais e fundou o X-Factor, com o intuito de ajudar os mutantes ao redor do mundo. Na época, o Instituto Xavier estava sob a direção de Magneto, e Jean e os outros se recusaram a voltar para a escola. Esse retorno aconteceria somente depois que o Professor Xavier, (que havia novamente viajado pelo espaço com os Piratas Siderais, para se curar de uma doença utilizando a tecnologia Shiar) voltasse à Terra.

Depois disso, Jean passou por várias experiências após retornar para os X-Men, o que incluiu seu casamento com Scott e uma viagem a um futuro alternativo para ajudar a criar Nathan Summers, o Cable, filho de Ciclope com Madelyne Pryor (clone de Jean com quem ele havia se casado, na época em que pensava-se que ela estava morta). Lá, Jean encontrou sua filha com Scott de um futuro alternativo, Rachel Summers. Em sua homenagem, ao voltar para o presente, ela voltou a usar o nome Fênix. Ao longo dos meses, Jean sofreu várias perdas, incluindo a suposta morte de Scott em uma batalha com o mutante Apocalipse. Após retornar, Scott tornou-se alguém muito frio em seu relacionamento (devido a experiência de ter se mesclado com Apocalipse, que lhe mostrou o lado mais negro de sua alma), questionando os sentimentos pela esposa. A frieza abriu caminho para Wolverine (que desde que a conheceu, tem interesses não disfarçados por ela) instalar-se, timidamente, em seu coração.

Mais recentemente Jean assumiu a posição de diretora do Instituto Xavier e foi revisitada pela Força Fênix. Seguindo um ataque aos X-Men por um mutante chamado Xorn, fazendo-se passar por Magneto, Jean e Logan caíram vítimas de um ardil do vilão controlador do magnetismo, que prendeu os dois no Asteróide M, que foi lançado em direção ao Sol. Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine, aparentemente, matou Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a. Retornando a Terra, Jean, com o poder da Fênix, opôs-se ao falso Magneto e foi morta por um golpe enorme causado por um pulso eletromagnético letal. Pela segunda vez, os X-Men tiveram que enterrar um de seus mais valorosos membros.

Recentemente a Força Fênix renasceu e, após ser atacada por um cruzado de guerra Shiar, ela, desorientada, procura Jean Grey na Terra. Encontrando-a morta, ressuscita-a. Com a ajuda dos X-Men, Jean derrota a nave Shiar e ascende para Fênix Branca, indo para o espaço procurar as demais porções da Força-Fênix, espalhadas no cosmo após o último ataque Shiar.

Poderes e Habilidades

Jean Grey é uma poderosa telepata e telecinética de Nível Ômega, dando-lhe a capacidade de ler mentes, projetar seus pensamentos nas mentes de outros e deixar sem sentidos ou atônito os seus inimigos com pura força psiônica, projetar seus pensamentos nas mentes de outras pessoas para influenciar as decisões, manipular e alterar memorias, colocar alguém sob seu comando telepático, criar projeções astrais e mentais, capaz de nocautear ou matar alguém com a telepatia. Sua telepatia permite também atordoar seus inimigos com raios mentais que saem por suas mãos. Ao focar sua energia mental em alvo específico, ela pode disparar explosões de força psiônica devastadoras. A telecinésia permite que ela possa levitar o próprio corpo (o que é equivalente a voar), outras pessoas e objetos e projeções de escudos telecinéticos capaz de suportar explosões de mísseis. Tende a sempre se surpreender com as próprias habilidades, e cada vez realiza atos mais incríveis com seus poderes. Por exemplo: Ela é a única telepata do mundo capaz de penetrar no capacete do Fanático(Juggernaut) e no elmo de Magneto. Seus poderes aumentaram para níveis quase infinitos quando ela esteve possuída pela energia cósmica da Força Fênix. Nesta fase, ela foi capaz de manipular matéria e energia em nível molecular e voar em velocidade super-sônica. Podendo inclusive viajar através do espaço e hiper-espaço. Nível de força: Como Fênix, Jean Grey possui a força humana normal de uma mulher de sua idade, altura, e que faz regulamente exercícios regulares moderados. Usando seus poderes cósmicos e telecinese, Fênix poderia levitar uma quantidade desconhecida, provavelmente uma extensão de milhares de toneladas. Ela também tem um nível muito alto de criação e manipulação do Fogo, criando um campo de Fogo, ou até mesmo dar ao fogo formatos, como o da Fênix.

Superman

A suposta origem dos poderes do Superman é o Sol amarelo da Terra. Em Krypton o astro é vermelho, e essa diferença de frequência eletromagnética entre ambos os astros faria com que, de alguma forma, as células do corpo de Kal-El fossem "carregadas" como verdadeiras baterias vivas, enrijecendo seus músculos, permitindo que a diferença de gravidade faça-o voar e outros poderes (visão de raio-X, visão telescópica, visão de fogo, super sopro e sopro de gelo). Superman tambem possui uma força superior à de qualquer herói da dc comics, podendo empurrar até planetas e tirá-los de órbita. Ele também tem invulnerabilidade a tudo exceto kriptonita.

Muitos poderes do Superman foram deixados para trás após reformulações nas revistas (pós-Crise). A personagem era quase um deus. Na década de 1950, por exemplo, Superman possuía um poder de raio "arco-íris" psicodélico aos mesmos moldes de poderes telecinéticos. E no final da década de 1990 (após saga Noite Final), seus poderes foram alterados para habilidades elétricas e seu uniforme foi totalmente modificado para evitar o crime ou minimizá-lo.

Capitão Universo

A Força Enigma ou Unipoder é uma forma energética que vaga pelo planeta e se funde a usuários em momentos de grande necessidade, durante grandes tragédias, transformando-os no Capitão Universo, um super-herói.

Ele está no mesmo nível de poder do Surfista Prateado e Capitão Marvel.

Ao ser invadido pelo Unipoder, o usuário torna-se o Capitão imediatamente. Ocorre um clarão vido da fusão, o uniforme do herói aparece.

O Capitão possui:

§ super-força

§ minvulnerabilidade

§ capacidade de vôo

§ visão hipnótica

§ disparar raios energéticos pelas mãos

O usuário ganha memórias sobre a história do Capitão e o modo de usar os poderes, de modo que não se tem um amador. O uniforme é ultrarresistente.

Doutor Manhattan

Trancado acidentalmente em uma câmara de testes durante um experimento de física nuclear, Jon Osterman é completamente desintegrado. Ao invés de morrer, Osterman ganha vastos poderes, o primeiro dos quais o da restituição de seu próprio corpo. Entre seus outros poderes estão força super-humana, telecinese, a habilidade de se teleportar para distâncias interplanetárias e até mesmo intergaláticas, a manipulação da matéria em nível subatômico, e uma quase completa clarividência.

Apelidado de "Doutor Manhattan" pelo governo dos Estados Unidos da América, que o apresentou como um super-herói à população, Osterman se torna cada vez mais alheio à assuntos humanos (apesar de sua importância na Guerra Fria) e incapaz de interagir com outras pessoas, especialmente sua amada Laurie, a segunda Silk Spectre.

Dr. Manhattan foi criado por Alan Moore e Dave Gibbons. Assim como alguns personagens da série, é inspirado em personagens da Charlton Comics, neste caso oCapitão Átomo, criado por Joe Gill e Steve Ditko.

Na adaptação para o cinema, foi interpretado por Billy Crudup. Assim como nos quadrinhos, o personagem exibe nu frontal em boa parte de suas cenas. Mesmo com efeitos para mudar a aparência do ator, seu pênis não foi retirado no computador, sendo o primeiro super-herói a ficar completamente nu no cinema.

Osterman tem vastos poderes. Dos manifestados na série estão o de alterar sua escala de tamanho (pode ficar gigantesco), força super-humana, memória fotográfica, visão microscópica, a habilidade de dividir-se em clones, telecinese, rajadas de energia que facilmente desintegram seres humanos, a habilidade de se teleportar para distâncias interplanetárias e até mesmo intergaláticas, a manipulação da matéria em nível subatômico, e uma quase completa clarividência. Se desintegrado, ele pode fazer a restituição de seu próprio corpo. Dr. Manhattan aparentemente não precisa respirar e pode sobreviver ao vácuo do espaço. Não se sabe se envelhece; pode ser que aconteça numa escala muito mais lenta que a dos seres humanos.

Shazam

Capitão Marvel é detentor do poder de Shazam, que extrai as suas forças de Salomão, (sabedoria); de Hércules, (força); de Atlas, (vigor); deZeus, (poder); de Aquiles, (coragem); e de Mercúrio, (velocidade).

Lanterna Verde

Diversos indivíduos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a força de vontade do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24 Horas). A bateria do anel se assemelhava em seu formato à antiga lanterna utilizada por exemplo pelos ferroviários para sinalizar alguma coisa ocorrida nos trilhos aos maquinistas de trens.

Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da materia energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo.

Mais tarde, foi dito que os aneis dos Lanternas Verdes não são mais vulneraveis a cor amarela. Apenas os anéis dos recrutas agora tinham esta limitação.

Cada Lanterna Verde detém um anel de poder que pode gerar uma variedade de efeitos, sustentando-se apenas pela imaginação do portador do anel e pela sua força de vontade. Quanto maior a força de vontade do usuário, mais eficaz é o anel. Os limites superiores das habilidades do anel de poder permanecem indefinidos, e tem sido referida como "a arma mais poderosa do universo" em mais de uma ocasião. Também foi afirmado que cada arma tem um ponto fraco, e a fraqueza de um anel do Lanterna Verde é o seu portador (embora alguns argumentem que este é o seu forte). Ao longo dos anos, os anéis foram mostrados capazes de realizar quase qualquer coisa dentro da imaginação do portador do anel. Em 2006, histórias em continuidade retroativa estabeleceram há muito tempoa ineficácia do anel sobre objetos amarelos, informando que o portador do Anel só precisa sentir medo, compreendê-lo e superá-lo, a fim de afetar objetos amarelo (no entanto, é uma habilidade aprendida e praticada, tornando-se uma fraqueza para alguns Lanternas Verdes), dando o crédito retroativo para a explicação da fraqueza real, mas superável do anel para o amarelo.

Anéis de energia utilizados pelos detentores exibem vários (mas não estão limitados a) os seguintes efeitos: Constrói de energia verde-sólido, que pode variar de microscópico a enorme no tamanho e / ou complexidade e são limitados pela imaginação do portador do anel. Isso pode ser usado para atacar, defender, ou para agarrar metas (Pré-Crise, os anéis gerada habilidades telecinéticas sem construções, se necessário). Geração de campo de força, uma aura de proteção (limitada pela vontade do usuário) usada para proteger o usuário contra os rigores do vácuo do espaço. Isso proporciona uma atmosfera respirável para o usuário também. Contrariamente ao cânone mais velhos, um anel de um Lanterna Verde atualmente não proteger automaticamente seu portador do mal, mas deve, se quiser fazê-lo (anteriormente, um portador inconsciente geraria um campo de força que o protegeria automaticamente). Geração de tampões mentais para bloquear a comunicação telepática e de manipulação.Localização de objetos invisíveis.As luzes e os feixes de intensidade e cores diferentes, como plasma destrutivo e inofensivas luzes multicoloridas.Capacidades de movimento:Vôo, incluindo voô a velocidades além da velocidade da luz, embora isso crie um gasto enorme de energia.Transporte relativamente instantâneo entre as distâncias de galáxias e outros planetas através de buracs gerados pelo anel.Teletransporte (uma habilidade que não tem sido usado em algum tempo e podem estar fora da capacidade dos modernos Lanternas Verdes)Pré-Crise, os anéis permitiam viajar mais rápido que a velocidade da luz.Viagem no tempo, apesar de vários anéis de poder serem necessárias para concluir isso.O anéis podem agir como computadores semi-consciente e acessar informações através de sua conexão com o Livro de Oa, os anéis têm capacidade de resolver problemas, mas eles não podem tomar decisões ou agir por conta própria, e deve ser dada diretamentes pelo portador:Tradução de quase todas as línguas (originalmente, este foi realizado utilizando a força de vontade, mas isso mudou na era moderna a ser uma função dos anéis de si).A comunicação entre Lanternas Verdes, independentemente da distância que os separa.Recursos de diagnóstico, permitindo que o usuário vêja raio X, as doenças e possa diagnosticar e identificar os materiais.Poderes mentais de várias etapas:Telepatia.Hipnose, inclusive projeção de pensamentos do alvo em mapas construídos.Criação e emissão de certos tipos de radiação, incluindo comprimentos de onda simuladas, como kryptoita.Colocar os seres humanos em um estado de animação suspensa e puxá-los de fora.Mudar o estado alvo da matéria e do portador:Permitir os objetivos do portador atraves de intangibilizar os objetos sólidos.Prestação ao portador de metas de se tornar invisível. Cura acelerada de feridas, proteção e tratamento de vírus e ataques biológicos e certos procedimentos cirúrgicos, incluindo a colagem de vários membros e dígitos. Mais avançados procedimentos médicos pode ser feitos manualmente e são limitados pelo conhecimento do portador da medicina. Pré-Crise, um portador pode instantaneamente revigorar os membros que não tinham sido utilizados em anos, assim que alguém prostrado durante anos a andar como se seus músculos não estavam atrofiados. Virtuais que mudam de forma, gerando uma forte luz holográfica disfarçar ao redor do portador do anel.

Genis Vell

Genis tem Consciência Cósmica e com seus braceletes possui a capacidade de absorver a energia fotocinética do universo e através disso ele consegue voar, atirar raios poderosos e ter força e resistência.

Quando Rick Jones era seu parceiro, podia se teletransportar para diferentes lugares, incluindo a Zona Negativa.

Ajax

Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Superman eMulher-Maravilha, incluindo a superforça, supervelocidade, invulnerabilidade e voo. Como o Superman, o Caçador de Marte também tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos e capacidade para gerar óticas da força e de calor). Superman uma vez chamou de "o mais poderoso ser na face da terra".

Durante os anos de 1990, foi afirmado que a origem do seu voo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrada usa mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante sua Detective Comics e Casa das aparências Mystery). Sua visão marciana foi mostrado para bater adversários para trás com o impacto que poderia ser devido à sua natureza telecinética.

O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que ele utiliza para vários efeitos (por exemplo,para ficar com aparência humana ou monstruoso, alongando seus membros, crescendo de tamanho imenso). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes, a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.

Ele tem demonstrado a capacidade de regeneração, uma vez capaz de regenerar-se apenas de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa que ele achou necessário incorporar elementos novos a partir de areia de Marte). Early aparições do personagem mostrar-lhe como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando ele encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador de por vezes tem sido dito possuir nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorado pela maioria dos escritores.

Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é uma detetive especializada e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo, que "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama de Superman e do Cavaleiro das Trevas si mesmo.

Capitão Átomo

Capitão átomo extrai seus poderes do campo quântico da matéria; ele pode disparar poderosas rajadas de energia quântica, tem invulnerabilidade devido a pele metálica, manipulação de campo de energia, força, velocidade, e durabilidade sobre-humanas, voo, transmutação atômica para grande absorção da energia. Se absorve energia em demasia, pode viajar no tempo, mas não tem controle deste aspecto. Constituído de energia nuclear, ele precisa usar uma espécie de traje de contenção. Um constante perigo que Nathaniel Adam corre é o de seu traje rasgar, liberando a energia que o constitui.

Thor

Filho de Odin, o deus supremo de Asgard (o céu dos nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard), Thor é o príncipe de um outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Nesse mundo existem outros diversos reinos como por exemplo a terra dos gigantes de gelo e Valhalla, o lugar para onde vão osespíritos dos guerreiros que morrem em combate. Trata-se justamente de uma adaptação da mitologia nórdica, traduzida no Universo Marvel como apenas mais uma dimensão paralela.

Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), que é guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

Em sua juventude, Thor tinha comportamento arrogante e impulsivo e, em uma de suas aventuras, cometeu uma grave falta. Perseguindo um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Assim nasceu o Doutor Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu.

Na primeira aventura de Thor como Donald Blake publicada pela Marvel, ele avistou uma nave espacial que trazia a bordo os seres conhecidos como Homens de Saturno. Ao fugir deles, entra na caverna e encontra o martelo mágico. Como curiosidade, os fãs observaram que os alienígenas tinham a mesma aparência de personagens de uma história anterior de Jack Kirby, na fase pré-Marvel. A trama tinha a ver com as misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa, e os perfis dos alienígenas são bem semelhantes aos das cabeças dos monumentos (moais) erigidos pelos lendários nativos. Ao bater o cajado contra o chão, ele transformou-se no Poderoso Thor e em sua mão estava o fiel martelo mágico Mjolnir, que só podia ser levantado por Thor ou alguém de igual nobreza de alma. Aos poucos suas memórias retornaram, e quando encontrou Odin toda a verdade lhe foi revelada.

Assim, Midgard (a Terra) ganhou mais um poderoso defensor, pois a compaixão de Thor com os mortais e a ligação mística com sua mãe fez com que ele preferisse por várias vezes continuar em Midgard à retornar definitivamente à Asgard, mesmo recebendo punições de Odin (tais como a vez em que foi privado de metade de seus poderes).

Thor, na época em que estava "transmutado" em Don Blake era apaixonado pela sua enfermeira, Jane Foster, que todavia só estava interessada no deus nórdico. Para aproximar seu personagem da mitologia, Lee/Kirby fizeram com que Thor a levasse para Asgard, para se casar com ela, mas Odin mostrou que a garota não estava preparada para viver com os deuses. Thor acabou se convencendo disso e deixou Jane de lado, passando a namorar a deusa Sif. A partir daí,formou-se um triângulo amoroso envolvendo o casal e o melhor amigo de Thor, o valente deus Balder. As constantes ausências de Thor prejudicaram o relacionamento com Sif, fazendo com que a deusa se tornasse uma personagem secundária.


Atuando como ativo herói na Terra, Thor foi um dos fundadores da equipe dos Vingadores ao lado do Homem de Ferro, Homem-Formiga,Vespa e Hulk. Permanecendo na equipe por muitos anos, Thor se envolveu em inúmeras batalhas para defender os seres humanos, sendo mundialmente reconhecido como um herói de grande valor.

Na sua última saga, o Ragnarok é finalmente desencadeado por Loki e demais inimigos de Asgard.

Todos os deuses morrem com exceção do próprio Loki (decapitado) e de Thor, possuidor de todos os poderes de Odin. Thor descobre que são apenas marionetes de seres ainda mais poderosos que eles próprios, "Aqueles que vivem nas sombras", que alimentam-se do ciclo contínuo de morte e renascimento dos deuses nórdicos.

Determinado a não permitir que isso continue, Thor rompe o padrão de morte e renascimento causando a morte definitiva dos orgulhosos deuses nórdicos.

Posteriormente seu martelo reaparece no oeste americano, sendo encontrado pelo governo, Doutor Destino e pelo Quarteto Fantástico.

[editar]Poderes e habilidades

Thor é virtualmente um deus de outra realidade, possuindo vastos poderes (muitos autores consideram que ele mesmo impõe limites às suas habilidades quando se encontra na Terra, com medo de causar muita devastação). Desta maneira, possui força e velocidade sobre-humanas, além do dom da imortalidade. Também é capaz de controlar o tempo, gerando tempestades elétricas, além do martelo Mjolnir.

Thor possui:

Vasta força física: Aparentemente, umas das maiores dos quadrinhos. Pode erguer milhões de toneladas, por exemplo. Com essa força, Thor já conseguiu: fazer um planeta tremer com uma martelada, romper cabos de adamantium (o metal mais resistente do Universo Marvel). Até hoje não houve nada que ele não tenha conseguido carregar, puxar, levantar, ou empurrar. Alguns exemplos da força de Thor são: puxar a Serpente Midgard que ficava enrolada em volta da Terra, destruir luas com apenas um golpe; Thor já atacou Bill Raio Beta com tanta raiva que destruiu o planeta onde eles estavam; já destruiu a armadura de um dos Celestiais com apenas um ataque e empurrou a árvore Yggdrasill em sentido contrário; que, segundo os nórdicos, representava o eixo do Universo. Thor quando entra no estado "loucura do guerreiro"(Berserker) fica com a sua força multiplicada por dez, nesse estado ele já venceu o Surfista Prateado, Drax, Adam Warlock, mesmo nesse estado Berserker, ainda sim seria impossível vencer o Hulk (considerado o ser mais forte do universo dos quadrinhos), em algumas ocasiões nos confrontos entre Thor e Hulk, Thor teve que sair da batalha para não colocar sua divindade e sua vida em risco, em alguns desses confrontos, Thor chegou bem próximo da morte, mas fugiu a tempo.

Vasta resistência física: Thor também possui umas das resistências mais altas no universo dos quadrinhos. Pode resistir aos rigores do espaço, às pressões dos oceanos, do núcleo terrestre, à temperaturas extremamente altas ou baixas (ele pode ficar no núcleo Solar sem muito desconforto).

Habilidade de combate e experiência:A vida do Thor estende-se por milênios, grande parte dela é marcada por combates contra gigantes de gelo, trolls, elfos negros, demônios, outros deuses e outras criaturas místicas. Além disso, para conqusitar a posse do seu martelo de Uru, o Mjolnir, Thor teve que passar por diversos e rigorosos testes para provar ser digno de empunhar o malho encantado.Quando estava sem poderes, em uma aventura juntamente com o Capitão América, demonstrou capacidade de luta em nível semelhante ao do Capitão, considerado um dos maiores combatentes do Universo Marvel, juntamente com Wolverine, Treinador e Mister X.

Poderes climáticos:Thor é o deus do trovão e das tempestades. Ele comanda o clima onde, quando e como quiser. Já invocou tempestades e relâmpagos no espaço, onde não existe atmosfera. Pode invocar a mais rigorosa das tempestades. Tais poderes podem tanto ser usados de maneira muito efetiva, visando causar dano, ou reparar/ evitar algum tipo de avariação à algo ou alguém. Thor já derrubou até mesmo o Hulk com um relâmpago.

Dr. Estranho

Stephen Stranger foi um renomado cirurgião e é um grande estrategista (sendo dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, ele se tornou um brilhante artista marcial (quase tão bom quanto o Punho de Ferro), ao completar seus estudos, Stephen virou um dos seres mais poderesos da Marvel Comics (ele é tão poderoso que dizem que ele é capaz de apagar o Hulk com apenas um aceno dos dedos). seus poderes são todos de natureza mistica, mas são separadas em categorias diferentes, e elas são:

1-Poderes pessoais: O Doutor Estranho é um dos mais poderos telepatas do planeta, sendo capaz de projetar seu corpo astral através da existência, mermerismo, cria ilusões realisticas e comunica-se mentalmente com os outros. Ele não precisa de magia para as suas habilidades telepáticas, no entanto ele pode aumentá-las com fontes de energias mágicas, como o Olho de Agamoto por exemplo.

2-Forças Universais: O Doutor Estranho é capaz de manipular as energias magicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem habilidades telecinéticas, projeta escudos de energia, teleporta a si e aos outros, a pode destruir e transmutar um planeta inteiro.

3-Forças divinas: O Doutor Estranho poder absorver energias de entidades misticas e não-misticas para aumentar a força de seus feitiços.

4-Magia Negra: O Doutor Estranho também foi treinado em magia negra (já que para ser o mago supremo da Terra é necessário ter certos conhecimentos "obscuros"), mas só a usa como último recurso.

5-A Capa da Levitação e o Olho de Agamoto: De todos os seus utensílios místicos, os que mais ajudaram Stephen foram o Olho de Agamoto, que serve como um "protetor" de Stephen, revelando ilusões, dispensando magia, e gera rajadas de energias de grande força, e a Capa de Levitação, um acessório que serve para o seu possuidor voar e é quase indestrutívelpor essa razão o lider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário