sábado, 3 de março de 2012

Recruta Zero ganha revista em quadrinhos pela Pixel Media...


Conhecida por projetos bem sucedidos no segmento de HQs infanto-juvenis, a Ediouro – por meio do selo Pixel Media – traz um lançamento no universo dos quadrinhos adultos. Para essa incursão, a editora reuniu os principais nomes dessa literatura, tendo à frente os americanos Mort Walker e Dik Browne. Intitulada Recruta Zero e Outros Clássicos, a publicação trará, histórias completas do mais querido e insubordinado soldado dos quadrinhos – quebrando um jejum de mais de 20 anos sem revistas do personagem. Atualmente, no Brasil, Zero (Beetle Bailey) e seus companheiros de caserna estão disponíveis apenas na forma de compilações ou, mais comumente, em tiras de jornais.

Recruta Zero e Outros Clássicos chega às bancas em 64 páginas coloridas. Cerca 30% da revista será destinada unicamente ao soldado preguiçoso e seus companheiros de caserna. As demais darão vez a Hagar, o Horrível; Zezé & Cia; A Arca dos Bichos; Os Sobrinhos do Capitão; além de outros. “Esta revista é um dos muitos lançamentos que a Pixel programou para este ano, ampliando a sua linha de quadrinhos que já conta com as revistas Luluzinha Teen, Luluzinha e Bolinha. E ainda vamos trazer muitos outros personagens queridos que, há muito tempo, não mostram a cara nas bancas!”, revela o editor da Ediouro, Daniel Stycer.
Criado em 1950 pelo cartunista americano Mort Walker, Zero nasceu inicialmente como um estudante universitário. Diante de pequena repercussão e influenciado pela Guerra da Coréia, no ano seguinte, Walker decide alistar o personagem no exército – gerando imediato interesse de cerca de 100 jornais. Com seu jeito anárquico e suas máximas de exaltação do ócio (“Nunca deixa para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã” e “É engraçado como o tempo voa quando estamos de folga”), Zero comandou – ao lado de seus companheiros Quindim, Platão, Dentinho, Roque, Cosme e o famigerado Sargento Tainha – verdadeiras paródias do serviço militar que se espalharam por mais de 52 países, em todo o mundo.

Em 1954, com o fim da Guerra da Coréia, Walker decide investir em novas tiras, apresentando a família de Zero. Alia-se, então, a seu amigo Dik Browne e cria Zezé & Cia (Hi and Lois), obtendo grande sucesso. Em 1968, Walker cria a Arca dos Bichos (Boner’s Ark), uma espécie de arca de Noé maluca com bichos falantes.

O próximo grande sucesso surge de um projeto solo de Dik Browne, o estabanado viking Hagar, o Horrível. Criado em 1973, o personagem (fisicamente inspirado no próprio Browne) torna-se célebre imediatamente, quase tão popular quanto Zero.

As tiras de ambos os autores são produzidas ininterruptamente até hoje. Após a aposentadoria dos cartunistas, seus respectivos filhos assumiram a produção das tiras mantendo a qualidade que as popularizaram.

Selo Pixel Media – Consumo e Mercado

A iniciativa de publicar clássicos dos HQs mundiais nasceu após o sucesso de público obtido com o projeto multiplataforma Luluzinha Teen e Sua Turma e as bem recebidas publicações de Luluzinha e Bolinha clássicos. Pesquisa da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, (Esamc) aponta que 40% dos leitores de quadrinhos preferem histórias antigas às novas. Segundo o levantamento, 77% desses consumidores são das classes A e B; 81,5% possuem escolaridade acima do ensino médio; e 71,7% lê até 10 revistas por mês. Dentre os colecionadores, 28,1% gastam mais de 30 minutos diários com a leitura de quadrinhos.

Em 2011, o selo Pixel Media contabilizou mais de 1,5 milhão de tiragem de suas revistas, entre edições regulares, especiais e almanaques. Para o ano de 2012, planeja-se um aumento de 15% nas tiragens – resultante de aumento de vendas e novos lançamentos.

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