A exposição nasceu da observação de que, a partir da impressão digital, deixou saudades a época em que os originais podiam ser apreciados de perto. Seixas explica que o outro objetivo dos organizadores é mostrar que o trabalho de desenhistas mineiros tem o mesmo padrão de qualidade daquele feito por europeus ou norte-americanos. “Com os desenhos reunidos, não dá para separar quem é do interior de Minas e quem mora na Europa”, garante o curador.
A insegurança em relação ao próprio trabalho, constata Seixas, paralisou gente talentosa, fazendo com que a produtividade seja pequena. Esse comportamento pode mudar com iniciativas que estimulem os criadores. “O nível do que está exposto é fruto da persistência dos artistas e do fato de eles estarem sempre produzindo”, explica.
Há preciosidades expostas na Casa dos Quadrinhos, como duas páginas de Steve Dillon, que desenhou a revista Preacher, publicação da respeitada editora americana Vertigo; um trabalho de Bill Sienkiewicz, conceituado autor dos anos 1980; ou desenho de Mike Mignola, o criador do Hell Boy.
Outro objetivo da mostra é aproximar o universo da HQ do público. “Muitos jovens acham que é sonho inatingível chegar ao nível de grandes mestres dos quadrinhos. Essa exposição comprova que é possível”, garante Cristiano Seixas.
Prata da casa
Desenhistas brasileiros marcam presença no circuito internacional como integrantes de equipes de longas-metragens de animação e gibis. Os mineiros também se destacam nesse contexto. Entre os trabalhos expostos na Casa de Quadrinhos estão obras de autores que moram em Belo Horizonte e têm desenhado para publicações de circulação internacional: Will Conrad (X-Men), Eduardo Pansica (Mulher Maravilha) e Cris Bolson (Danger Girl).
MOSTRA DE HQS ORIGINAIS
• Trabalhos de Tim Sale, Moebius (Jean Giraud), Mike Mignola, Carlos Fonseca, Júlio Ferreira, Flávio Luiz, Phil Jimenez, Ivan Reis, Marcelo Campos, Guilherme Balbi, Lourenço Mutarelli, Geof Darrow, Tim Holtrop, Steve Dillon, Sidney Teles, Will Conrad, Rodney Buchemi, Cris Bolson, Eduardo Pansica, Joe Bennett, Barry Windsor-Smith, Cliff Richards, Ig Guará, Bill Sienkiewicz, Klaus Janson, Nitro (Newton Rocha) Cris Seixas, John Buscema, Flávio Colin, Luciano Irrthum e Weberson Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário