domingo, 18 de dezembro de 2011

Occupy Wall Street vai ganhar história em quadrinhos de Alan Moore...

Alan Moore e David Lloyd, os quadrinistas britânicos célebres pela série V de Vingança, irão recompensar os manifestantes dos movimentos Occupy pela aclamação da personagem anarquista “V”. Os dois integrarão o Occupy Comics Project, uma tentativa de transpor para a linguagem dos romances em quadrinhos o que foi a série de protestos que nasceram com o movimento Occupy Wall Street.
“É incrível ver duas pessoas criativas integrarem um projeto também criativo e se inspirarem em quem se inspirou deles – é um ciclo muito virtuoso”, disse Matt Pizzolo, o idealizador do projeto, em um e-mail para a revista britânica Wired.
Não é novidade o apoio de Moore aos movimentos Occupy. Ainda nesta semana ele criticou energeticamente um artigo publicado por Frank Miller, o autor da série de quadrinhos Sin City. Intitulado Anarquia, Miller classificou os membros do movimento como “nada além de um grupo de palhaços, ladrões e estupradores fomentados por uma nostalgia woodstock e por um pútrido e falso esquerdismo”. A réplica de Moore coloca “o grito dos manifestantes” como algo oriundo de uma indignação moral e, portanto, plenamente “justificável”.
WikiCommons
Alan Moore disse que Frank Miller “seria mais favorável aos protestos se eles fossem um bando de jovens vigilantes e sociopatas, com maquiagem de Batman nos rostos” - uma alusão ao trabalho de recriação do cavaleiro das trevas conduzido pelo cartunista norte-americano.
Diversos artistas e músicos tem demonstrado apoio ao projeto, dentre eles, a vocalista de Dresden Doll, Amanda Palmer, o ilustrador Eric Drooker, da série Howl, e Dean Haspiel, o quadrinista que trabalhou na série American Splendor.
O projeto já foi inserido na plataforma de doações para artistas Kickstarter e alcançou a cota mínima necessária. Os idealizadores possuem agora até esta sexta-feira (16/12) para amealhar fundos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário