quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Barry Allen...

Bartholomew Henry Allen e seu irmão gêmeo nasceram em 19 de março na pequena cidade de Fallville, Iowa. O irmão gêmeo foi declarado morto. O fato de ter nascido depois de seu irmão gêmeo, fez com que Barry desenvolvesse o hábito de chegar atrasado. Na infância, sua mãe foi assassinada. No colégio, Barry tinha a reputação de ser um cara calmo e legal e de ser um pouco lerdo. Uma de suas paixões era química. Ele conseguiu uma bolsa de estudos e em três anos se formou na faculdade em química orgânica e criminologia.

Ele ganhou um emprego no Departamento de Polícia Científica em Central City. Morando lá, ele conhece a repórter Iris West durante uma investigação sobre um assassinato. Ela ficou encantada com sua honestidade e estabilidade.

Numa noite, Barry estava no laboratório e estava tendo uma forte tempestade. Um raio atingiu a janela, quebrando-a e atingindo Barry ao mesmo tempo em que ele é atingido por compostos químicos. Aos poucos ele descobre que os compostos lhe deram velocidade sobre-humana. Inspirado pelas histórias do primeiro Flash (Jay Garrick, que aparece como personagem de quadrinhos numa revista antiga lida por ele, na primeira aventura de 1956), a usar seus poderes para ajudar a humanidade, Barry faz uma roupa que aguentaria a velocidade sobre-humana e se torna o Flash. Na primeira aventura publicada (re-impressa no Brasil como "O mistério do relâmpago humano", Coleção DC 75 anos # 2, dezembro de 2010, Editora Panini), é dito como grande façanha o fato dele ultrapassar a barreira do som a pé. O herói enfrenta o vilão Tartaruga, "o homem mais lento do mundo". Aparecem na história também sua namorada Íris que constantemente reclama dos seus atrasos nos encontros. O uniforme embutido no anel é visto também, e a tecnologia "química" usada na sua concepção é explicada como inspirada na dos botes infláveis usados na Marinha.

Como o Flash, Barry se torna um dos membros fundadores da Liga da Justiça da América, onde fez amizade com Hal Jordan, o Lanterna Verde, com quem ele teve muitas aventuras com e sem a Liga da Justiça. Mais tarde ainda, ele descobre que Jay Garrick era real, e faz amizade com ele também.

Durante um verão, o sobrinho de Iris, Wally West vem visitá-la em Central City. Ele era um grande fã do Flash e sabia que o namorado de sua tia era um "amigo" do Flash, assim que uma reunião foi convocada. Flash respondeu todas as perguntas do Wally. Quando Wally perguntou sobre o experimento de laboratório, Barry criou o gabinete de produtos químicos em seu laboratório, tal como tinha sido durante o acidente. De repente, o acidente que os seus poderes ao Barry repetiu-se, só que com Wally. Agora, possuindo os mesmos poderes que o Flash, Wally veste uma cópia menor do equipamento de Barry e torna-se o Kid Flash!

Eventualmente, Barry propôe a Iris. Ela aceita, e eles se casam, apesar dos esforços do Professor Zoom, que tentou sabotar a cerimônia. Barry esconde sua identidade de Iris durante um ano, embora ela já soubesse o tempo inteiro porque ele tinha falado em seu sono em sua lua de mel. Ele estava preocupado que o acidente tinha feito ele menos humano e incapaz de ter filhos. No entanto, após a realização de muitos testes, ele descobre que eles ainda poderiam, e ele revela seu segredo.

No entanto, não demorou muito para Zoom tirar a vida de Iris em uma festa à fantsia. Barry o perseguiu na corrente do tempo e deixou-o lá.

Mais tarde, Barry conhece e começa a namorar outra mulher, Fiona Webb. No entanto, no dia em que deveriam se casar​​, Zoom reaparece, para novamente matar a esposa do Flash. Barry percorre todo o mundo, perseguindo-o, e não consegue aparecer para seu próprio casamento. No final, Zoom estava prestes a matar Fiona, mas Barry chega e acidentalmente o mata. O Flash é acusado de homicídio e enfrenta um longo julgamento.

Em Crise nas Infinitas Terras, Barry parte para avisar seus amigos de uma ameaça que se aproxima. Ao avisar Batman, ele é puxado para o universo de antimatéria pelo Anti-Monitor, onde é torturado mentalmente pelo Pirata-Psíquico. Finalmente, ele usou o vilão para colocar todos os servos do Anti-Monitor, os Trovões, contra ele. Isso lhe deu tempo suficiente para destruir o canhão do Anti-Monitor de anti-matéria rodando em torno dele e destruir o invólucro exterior. Sua velocidade foi tão grande, que ele entrou na Força da Velocidade para sempre.

Embora seus restos não haviam sido encontrados, um túmulo para Barry foi colocado em Nova York.

Em Crise Infinita a alma de Barry aparece para ajudar seu neto, Bart s deter o Superboy-Prime, jogando-o na Força da Velocidade. Bart Allen depois emerge da com o traje Barry, em Tóquio, para contar aos heróis que o Superboy-Prime escapou. Ele novamente aparece para combater o Superboy-Prime. Enquanto isso, Barry passa quatro anos em uma versão alternativa de Keystone City, até que ele encontraWally West e Bart, juntando-se a ele depois da batalha contra o Superboy-Prime. Após a fuga do Superboy-Prime, Barry sugere que algum velocista ainda vivo absorva toda a Força da Velocidade para atravessar a ponte dimensional de volta à Terra Pós-Crise. Bart se oferece e Barry dá-lhe a roupa como um último presente, para manter a força contida, e fica para trás.

Em Crise Final, Barry Allen reaparece. Ele perseguindo o tiro disparado, que matou Orion, e é perseguido pela Corredor Negro e que parece ser o vírus Morticoccus. Ao correrem tão rápido, Barry e Wally aceleram um mês no futuro, e descobrem que Darkseid conquistou o mundo. Eles logo são descobertos por um grupo de Fúrias Femininas que na verdade eram Mulher Maravilha, Batwoman, Mulher-Gato e Giganta, que haviam sido corrompidas por Darkseid. Fugindo delas, eles vão para o apartamento de Íris, onde Barry é capaz de quebrar e segurar a Equação Anti-Vida sobre ela com um beijo, garantindo a Iris que tudo vai ficar bem.

Para impedir que esse futuro aconteça, Barry elabora um plano: liderar o Corredor Negro até o presente, levá-lo a Darkseid, e ele deixaria sua alma ser reivindicada. Barry e Wally levam o Corredor Negro à base de Darkseid em Bludhaven. Consciente da ameaça representada pelos velocistas, Darkseid usa seus Raios Ômega, mas os dois escapam pelo portal do tempo. No último segundo, Barry diz a Wally para se salvar, mas ambos retornam ao presente e dão de cara com Superman(que, naturalmente, fica surpreso ao ver Barry) e vibram em Darkseid, fazendo com que os Raios Ômega atingem Darkseid e permitindo que o Corredor Negro remover a essência de Darkseid presente em Dan Turpin.

Pouco tempo depois, embora sua família e amigos estavam muito felizes que ele estava de volta, Barry mesmo estava desconfortável, pois ele não tinha ideia de como escapu da Força da Velocidade. Decidido a não perder esta segunda oportunidade, Barry vai para o Museu do Flash para começar a recuperar o tempo perdido. Enquanto isso, ele se encontra com seu velho amigo, Hal Jordan, que também morreu e voltou. Barry discute seu desconforto em relação a seu retorno com Hal, e como ele sentiu que não precisava voltar. Barry diz Hal para avisar Wally e Jay que ele não estava indo para as comemorações feitas em homenagem ao seu retorno. Enquanto corria, um velocista que Wally tinha encontrado chamado Savitar escapa da Força da Velcoidade e vai atrás de Barry. Quando Barry consegue capturá-lo, Savitar desintegra diante de seus olhos.

Recentemente, Barry e Wally encontram o Flash Negro "aparentemente morto". Depois que Barry se tornou o novo Flash Negro. Quando ele percebe que sua presença poderia danificar ou matar outros inocentes, Barry foge de volta para a Força da Velocidade, onde ele encontra os velhos amigos, Johnny Quick e Max Mercúrio. Max tenta dizer a Barry que ele ter se tornado o Flash Negro não é culpa dele, e quando Max e Barry são puxados em outro bolso da ​​Força Velocidade, o verdadeiro culpado se revela: Professor Zoom.

Zoom revela a profundidade de seu plano: depois que Barry rapidamente auxiliou Kid Flash contra o Superboy Prime durante a Crise Infinita, Thawne foi capaz de enviar um pulso subliminar na ​Força da Velcoidade para chamar de volta o que foi deixado da consciência de Barry. Esta situação levou ao reaparecimento do herói durante a Crise Final. Depois, Zoom se transforma em um novo tipo de velocista e criou sua Força da Vecloidade negativa para contaminar Barry e os outros. Antes de Barry que possa continuar lutando, Zoom desaparece. Wally entra na ​​Força da Velcoidade para recuperar seu tio, e depois disso, Max revela que Barry mesmo criou a fonte de poder dos velocistas. Inconscientemente Barry fez o mesmo ao longo de sua carreira para criar a Força de Vecloidade normal. Todos os velocistas se unem e vão atrás Zoom.

Os sete velocistas enfentam Zoom, e apesar de estar em desvantagem numérica, Zoom derrota Barry. Ele revela que tudo de horrível que aconteceu com a vida de Barry, incluindo o assassinato da mãe dele, foi causado por Zoom. Ele, então, decide destruir tudo matando a esposa de Barry, Iris, antes que eles se conheçam.

Barry persegue Zoom, e é acompanhado por Wally, que diz Barry para correr ao máximo ao ponto de quebrar a barreira do tempo. Fazendo isso, eles chegam a Thawne, tornando-se o raio que transforma Barry no Flash assim como eles são capazes de deter Zoom. Os dois Flashes trazem Zoom de volta ao presente, e vão até a Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça, e aos Outsiders para construir um dispositivo específico para Thawne. Barry ativa o dispositivo, cortando a sua conexão com a ​Força da Velcidade negativa. Os Flashes conseguem fazer com Zoom perca seus poderes. Com o fim da ameaça, todo mundo comemora, acolhendo Barry de volta e os velocistas em geral. Mais tarde, Barry encerra o caso sobre a morte de sua mãe e opta por tomar todos os outros casos que aconteceram após a sua morte. Barry passa algum tempo com Iris, antes de ir para Washington e comemorar o seu retorno com a Liga da Justiça, se desculpando pelo atraso.

Poucos meses depois, no túmulo de Bruce Wayne em Gotham City, Hal e Barry refletem sobre a morte do Batman e como a comunidade heroica estava é evitando falar sobre Bruce e Batman.

Esta reflexão se volta para o par ao falarem sobre suas próprias mortes, comparando a tristeza que a morte de Barry causara em outros, enquanto que a morte de Hal produzira raiva. Hal resume o assunto dizendo a Barry: "Eu morri um pecador. Você morreu um santo". A conversa avança para como mundo se tornou "mais perigoso" após a morte de Barry e observando que as mortes de Arthur Curry e Caçador de Marte custaram à Liga da Justiça a sua "alma e coração". Ao sair do cemitério, Barry manifesta a esperança de que seus companheiros mortos retornem. Ele menciona especificamente Batman ao dizer: "Se houver uma fuga, você pode apostar que o Batman já está planejando isso."

Em uma luta com o Lanterna Negro J'onn J'onzz, ele encontra um resíduo preto misterioso no túmulo de Bruce, formando uma coagulação no sangue e começando a alterá-lo, empodrecendo sua pele e seus músculos.

Depois de lutar contra um Caçador de Marte morto-vivo e os subsequentes Lanternas Negros com Hal e os outros heróis, Barry, junto com Wally e Bart, percorrem todo o mundo para alertar toda a comunidade de super-heróis em todo o planeta. Sua mensagem também, inadvertidamente, chega aos ouvidos de seus inimgos, os Rogues, que percebem que seus membros falecidos viriam atrás deles e decidem atacar primeiro na Penitenciária Iron Heights, sem saber que Sam Scudder, o original Mestre dos Espelhos, que agora é um Lanterna Negro, os observa. Enquanto isso, Barry conhece uma versão de Lanterna Negro do Professor Zoom para uma breve batalha.

Depois ele vai até o memorial da cidade, onde ele presencia a chegada do lorde demoníaco dos Lanternas Negros Nekron, e seus discípulos Scar e Mão Negra. A Liga da Justiça, os Titãs, Wally e Bart chegam e ajudam Barry a enfrentar Nekron. No entanto, Nekron revela, contudo, que todos os heróis ressuscitados estão vinculados a ele, porque ele permitiu-lhes viver novamente. E, como tal, pertencem a ele. Nekron então usa uma série de anéis negros para tornar Superman, Arqueiro Verde, Bart e vários outros heróis ressuscitados em Lanternas Negros. Barry logo se vê sendo alvo de um anel negro e é forçado a fugir ou se juntar a outros como Lanterna Negro. Quando outros foram escolhidos para fazer parte de outras tropas de Lanternas, Barry é escolhido para ser o Lanterna Azul. Durante a batalha, Barry é forçado a lutar contra seu próprio neto, que o seu anel detecta que ainda está vivo, mas morreria se não se isentasse do anel negro. Barry se mostra hábil com o seu anel na criação de energia com base na sua imaginação (possivelmente por causa do entendimento com o anel de seu amigo Hal Jordan), assim ele é capaz de criar imagens de Bart como Impluso e Kid Flash a fim de fazê-lo se libertar do controlo do anel. O plano quase funciona já que Bart tenta se livrar do anel preto, mas depois é interrompido pelos Lanternas Negros Solovar e Professor Zoom. Wally e Walker depois se juntam a Barry para a batalha final.

  • Flash possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade da luz. Tal velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes (visto desde sua primeira aventura em 1956).
  • Uma aura protege o corpo do Flash quando em supervelocidade: assim, ele não se fere com o atrito do ar. Isto protege também objetos e até pessoas em contato com o corpo do Flash.
  • O Flash consegue criar ventos fortes por girar em círculos ou agitando membros do corpo, como os braços.
  • Flash consegue vibrar através de objetos sólidos. Os átomos do seu corpo deslizam suavemente entre os espaços das moléculas que compõe a matéria.
  • Uma explicação parecida permite que o Flash atinja outras dimensões. As Terras Paralelas, ao menos, eram separadas por defasagem vibracional; Flash só tinha que vibrar mais rápido que essas vibrações e voilá!, atingia outra dimensão.
  • Barry Allen também é um talentoso cientista e inventor, tendo descoberto a existência dos táquions, partículas subatômicas mais velozes que a luz, e criado a esteira cósmica, que permite viagem no tempo e dimensões para qualquer pessoa dotada de supervelocidade que corra em cima dela. Ele também trabalha fazendo perícias para a polícia de Central City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário