Thanos conseguiu a localização do cubo cósmico depois de confrontar o Capitão Marvel e seu alter ego, Rick Jones. O vilão controlava mentes de centenas de pessoas do mundo todo, graças à ajuda de um poderoso inimigo do Homem de Ferro, o Controlador. Este conseguiu derrotar os Vingadores e também Mar-Vell, que acabaria transportado para a Zona Negativa, onde a entidade conhecida como Eon o concederia a dádiva da consciência cósmica.
Pronto para a revanche, Mar-Vell conseguiu derrotar o Controlador, livrando o domínio de Thanos sobre as pessoas da Terra. Em seguida, os heróis se reuniram para ir ao encalço do vilão, que já estava em posse do cubo cósmico. Depois de uma dura batalha, Thanos saiu vitorioso, deixando seu corpo, unindo sua essência à todas as coisas do Universo e deixando o cubo para trás. A batalha estava perdida, todos pensavam. Thanos agora era um deus.
Entretanto, o Capitão Marvel compreendeu que o vilão necessitava extrair a energia de algum lugar. Concluindo que o cubo cósmico não estaria totalmente inativo, o Capitão investiu contra o objeto, tentando destruí-lo. Apesar dos esforços de Thanos em tentar impedir o herói, Mar-Vell conseguiu destruir o cubo, derrotando o tirano. Thanos foi lançado ao espaço, inconsciente, mas dado como morto na Terra.
Enquanto a primeira batalha de Thanos era travada, um outro ser seguiria sua vida. Anos atrás, cientistas do Enclave (também conhecidos por Colméia, inimigos do Quarteto Fantástico) e que almejavam a dominação do planeta através da criação de uma raça de humanos supremos, conseguiram criar um ser de incrível poder. No entanto, o ser criado se descontrolou e destruiu seus criadores que considerava maus, se fechando logo em seguida num casulo. Sem nome, ele se auto denominaria de "Ele", ao ressurgir do casulo e se confrontar com o Thor. Derrotado pelo Deus do Trovão, voltou para o casulo e partiu da Terra em seguida, sendo encontrado pelo Alto Evolucionário. Este estava construindo um novo mundo, o qual batizara de Contraterra. Essa novaTerra, do outro lado do Sol, deveria ser um mundo erradicado do mal e do ódio. Entretanto, o homem-deus havia criado anos antes um ser que se tornaria totalmente perverso, o chamado Homem-Fera. O Homem-Fera interveio na criação da Contraterra, fazendo penetrar a maldade nos corações humanos e assim, toda a história da humanidade se repetiu em algumas horas. Assistindo a tudo, "Ele" se aliou ao Alto Evolucionário e investiria contra o Homem-Fera. Este fugiria para a Contraterra e "Ele" iria ao seu encalço, batizado agora pelo nome de Adam Warlock.
Warlock, com a jóia espiritual dada pelo alto Evolucionário, perseguiu seu inimigo até encontrá-lo e aparentemente derrotá-lo. Todavia, o Homem-Fera conseguiria se tornar presidente dos Estados Unidos da Contraterra, dominando toda uma nação.
O Hulk, por acidente, acabaria indo parar na Contraterra e auxiliaria Warlock no confronto final com o vilão, quando o Homem-Fera seria reduzido à simples forma de lobo.
Depois disso, Adam partiria para o espaço, onde viveria algumas aventuras, até se deparar com o maior desafio de sua vida, o vilão chamado Magus. Ele era, na verdade, a contraparte maligna de Warlock, o seu "eu" do futuro. Todavia, apesar de Magus ser um tirano que conquistara diversos mundos, ele ainda era um campeão da vida. Sendo assim, ele não tardaria a se defrontar com o campeão da morte, Thanos de Titã! Thanos e Warlock se uniram para enfrentar Magus, juntamente com Pip, o Troll, e Gamora, serva de Thanos e considerada a mulher mais perigosa do Universo. Juntos, eles conseguiram destruir a linha temporal que transformaria Warlock em Magus e o vilão desapareceu.
Intelecto
Mesmo sendo hoje talvez o mais poderoso ser vivo da Marvel, abaixo apenas das entidades e principais deuses, nenhuma das habilidades de Thanos se compara a maior de suas armas: sua mente.
Ele demontra ser supremo em tudo que se refere ao intelecto, nao so pela sua versatilidade, dominando varias areas de conhecimento, mas pela genialidade alcançada em cada uma delas. Ele se equipara, se não supera, nomes como Doutor Destino, Reed Richards, Tony Stark e Adam Warlock.
Vamos falar aqui dos conhecimentos Tecnologicos, Biologicos, Estrategicos, Místicos e a base Filosofica por tras do pensamento de Thanos.
[editar]Energia cósmica
Thanos é capaz de criar e projetar campos de força extremamente poderosos, não só ao redor dele mesmo como de inimigos, inteira e parcialmente.
Eles são capazes de resistir a golpes do Hulk Selvagem, ao Mjolnir, e já salvaram a vida de Thanos contra adversários de extremo poder como Ômega e Galactus.
Um ponto polêmico, mas Thanos possivelmente é capaz de voar, ou ao menos levitar.
Thanos é capaz de criar uma nuvem de energia cósmica, que aumentaria (como mostra o exemplo) todos os seus atributos físicos (força, resistência, velocidade, etc).
Há alguma discussão a respeito da capacidade ou não de Thanos se teleportar. Sim, ele tem esse poder. Apesar de Thanos usar mais comumente tecnologia para teletransporte em grandes distâncias e com maior eficiência, ele já provou, na Saga de Thanos 5, ser capaz de tal feito… ao comentar o quão cansativo é usar seu poder para levar mais de uma pessoa consigo.
Outro indício forte é um evento ocorrido em Abismo Infinito. Thanos junto com sua nave é tragado por um buraco negro e sobrevive. O titã invade uma nave Skrull, logo depois, o que seria impossível se ele não fosse capaz de se teletransportar sem a tecnologia de sua nave ou do seu trono espacial.
É sabido que Thanos manipula e armazena energia cósmica. A fonte de seu poder, Odin já afirmou, é negra e praticamente ilimitada (sugerindo que o poder de Thanos seja parcialmente místico) e similar à do próprio Skyfather.Basicamente, se a quantidade é ilimitada, o que diferencia um ser do outro é a intensidade de energia que ele consegue controlar de uma vez só com o seu corpo. É nisso quie Thanos se diferencia e se torna um dos seres mais poderosos, abaixo das entidades.
O feito é muito bom não só pelo nível dos Punishers (Warlock foi logo derrotado) mas pela variedade, usando o olhar destrutivo e projetando energia diretamente do corpo.
Thanos dispara um raio contra Ômega. O ataque é dito ser capaz de nivelar uma montanha
[editar]Poderes mentais
Em Saga de Thanos 5 (Editora Abril), Thanos se comunica telepaticamente com Gamora.
A projeção é um poder que já exige certo nível telepático…
Outro feito que vemos geralmente apenas telepatas do nível do Xavier executarem (no caso, contra o Magneto em X-Men Gigante 2). Thanos, por ter menos pudores, é ainda mais perigoso
Na verdade eu vi uma dúvida bem levantada em algum lugar sobre a possibilidade do feito ser não telepático, mas de manipulação de matéria (ele teria reestruturado o cérebro do F.O). O fato da energia ser projetada da mão e não da cabeça parece sustentar a hipótese…
Um poder curioso… Thanos transporte o adversário para o mundo da Dobra Sincrônica Tempomental, fora da realidade, e portanto, com regras desconhecidas além das que ele próprio indica nas imagens. ****
[editar]Habilidades em combate
Antes de destruir Titã, Thanos passou simplesmente 80 anos aprimorando suas habilidades de combate nas regiões mais perigosas do universo, como indica o site Thanos, the mad titan.
É ainda um feito de sua parte, ter cuidado pessoalmente do treinamento de Gamora nas artes marciais mais eficientes de toda a realidade para que ela se tornasse a mulher mais perigosa do universo.
Thanos, em combate, une suas habilidades de exímio estrategista (para não dizer de maior estrategista do universo), seu maquiavelismo e suas habilidades, tornando-se um oponente extremamente perigoso… apesar de se expor pouco fisicamente, Thanos gosta de treinos e combates, mesmo que por diversão, e veremos alguns de seus feitos nessa área.
O que valoriza ainda mais o feito é o fato do Drax ter tombado com UM ataque e o Surfista com apenas DOIS, enquanto Thanos levou a luta sozinho.
Nas próprias palavras de Warlock: "o limite de Thanos ainda está para ser testado".
[editar]Força
Alguns argumentam que, por faltarem feitos mais "plásticos" do tipo erguer montanhas ou amassar espaçonaves, Thanos está em um nível mediano próximo ao Coisa clássico.
Isso é um erro. Thanos é o tipo de personagem que devido a sua pragmaticidade não vai sair carregando grandes pesos nas costas ou arremessar prédios em lutas. Seria como o Hulk selvagem preferir resolver as coisas na conversa: não faz parte do seu perfil.
Porém, exemplos não faltam de Thanos entrando em combates físicos, por treino, puro entretenimento, ou alguns raros casos de necessidade, e demonstrando níveis elevadíssimos de força.
A Marvel a estipula em sua antiga enciclopédia como classe 100 (isso considerando o Pré Morte) e 11/12 na escala do site Immortal Thor. Toma como base seus confrontos diretos encarando caras como Thor e Coisa ao mesmo tempo.
Consideremos que este nível só veio a aumentar desde então com os boosts, e aí vão alguns feitos que provam o nível de força bruta de Thanos, um dos maiores do UM.
São dados do Marvel Directory: a fúria do poder aumenta em torno de dez vezes a força de Thor. A jóia do poder duplica o poder físico do usuário e o torna imbatível fisicamente (reparem que ele não se fere e não se cansa). Ou seja, estipula-se que Thor estava cerca de 20 VEZES MAIS FORTE neste confronto.
Os fatos: nessa saga "Blood and Thunder", Thor, em berserk e posteriormente munido da jóia (após vencer o Drax), derrota um combinado da Guarda do Infinito, Surfista Prateado e Dr. Estranho. Pip decide então teleportá-lo à nave de Thanos para que o titã o detenha. No final das contas, depois de trocar uns golpes e começar a se ferir, ele o prende em um bloco de força com uma arma que inventou.
Pessoalmente, considero essa a sua maior demonstração de força até hoje.
[editar]Resistência
A resistência física é provavelmente a maior característica de Thanos e aqui temos sua mais vasta gama de feitos. Em combates físicos nunca sofreu mais do que ferimentos superficiais, mesmo ao enfrentar verdadeiros Deuses e Entidades como Odin, Galactus, e Tyrant. Demonstrou também espantosas capacidades de renegeração em seus combates mais árduos.
O Marvel Directory indica: "Sua pele é quase invulnerável, particularmente contra calor, frio, eletricidade, radiação, toxinas, envelhecimento e doenças, e ele pode sobreviver indefinidamente sem comida ou água inclusive antes de ter sido amaldiçoado pela Morte e se tornado imortal."
Esse é um detalhe importante: Thanos foi amaldiçoado pela Morte em Cosmic Powers unlimited # 1, e banido para sempre de seu reino. Ou seja: caso viesse a ser morto, Thanos instantaneamente voltaria à vida. Apesar da reconciliação entre ambos em Fim do Universo, nada foi dito sobre a maldição ser retirada: presumidamente, ele permanece imortal.
Além disso, todos os Eternos têm total controle sobre as suas moléculas e processos corpóreos, assim sendo, ele possui resistência contra alterações e manipulações moleculares, como veremos.
Existe alguma discussão em cima dessas manchas de sangue. Certas pessoas acreditam que se tratam de ferimentos de Thanos. Pelo desenho e a sequência da história, eu acredito que o sangue pertence aos Skrulls que Thanos assassinou ao invadir a nave deles. Até porque ele nao demonstra nenhum ferimento em sua pele, e pelo formato em "flor" da mancha, ela parece ter se espalhado em sua pele após impacto, e não ter saido de seu próprio corpo. Mas ambas as hipóteses são aceitáveis.
Aqui, Thanos faz uma viagem por míriades de dimensões fatal para qualquer ser, onde sofre alterações de realidade, tendo seu corpo derretido, despedaçado, congelado, mas sempre retornando à sua forma original. Ele afirma ser único em qualquer realidade e imutável. No original "I always stay true to myself". Demonstra que a realidade tem um efeito ínfimo em seu corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário