domingo, 18 de dezembro de 2011

Homem Aranha (revista em quadrinhos)

Homem-Aranha é uma publicação mensal de histórias em quadrinhos originalmente publicadas pela editora estadunidense Marvel Comics, distribuídas no Brasil pela Editora Panini. Diferente das edições americanas, que são todas publicadas individualmente, é costume no Brasil lançar as séries nos chamados "mix", contendo várias edições originais em cada edição nacional. Atualmente, Homem-Aranha abriga apenas a séries americana Amazing Spider-Man, a qual tem três edições lançadas ao mês nos Estados Unidos. Anteriormente, a revista também cedeu seu espaço a outros títulos do herói, como Friendly Neighborhood Spider-Man, Peter Parker: Spider-Man, Sensational Spider-Man, Spectacular Spider-Man, Spider-Man's Tangled Web e Webspinners: Tales of Spider-Man, e também a diversas mini-séries e especiais.
Uma curiosidade, o autor Wilson Vieira, integrante do Studio Staff di IF, foi o primeiro desenhista brasileiro a desenhar o personagem na Itália; ilustrando o álbum: Octopus desafia o Homem-Aranha (Octopus sfida l'Uomo Ragno), publicado pela Editora Arnoldo Mondadori em 1981.http://www.ragnoman.com/html_speciali/speciali01.html
Homem-Aranha é uma das seis publicações originalmente lançadas pela Panini ao assumir a Marvel no Brasil (Homem-Aranha, Marvel 2002, Marvel Millennium: Homem-Aranha, Paladinos Marvel, X-Men e X-Men Extra), e uma das três dessas séries ainda em publicação, juntamente com X-Men e X-Men Extra.
Em abril de 2010, tornou-se uma das quatro publicações da Panini no Brasil a atingir a marca de 100 edições, juntamente com Marvel Millenium: Homem-Aranha, X-Men e X-Men Extra. No mês seguinte, em meio a uma ampla reformulação, passou a ter apenas 76 páginas e conter apenas três histórias por edição.
A série foi publicada em dois formatos diferentes, no "formato Panini" (18,5 cm x 27,5 cm), da edição 1 à 19, e posteriormente em formato americano (17 cm x 26 cm), da edição 20 em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário